Você sabe a origem da festa junina?

2

Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
 
Fogueira
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
 
Música
A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Para ver a letra de algumas das musicas mais tradicionais clique aqui!


Dança
Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.

A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.

 
Brincadeiras
Corrida de sapatos
Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.
O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.
 
Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.


Blogueiras Unidas & Lucas arte Digital agora tem um MASCOTE. Você pode leva-lo para seu blog, basta preencher o formulário e participar da LISTA DE DIVULGAÇÃO "BU&LAD". Aguardamos sua visita

0


Oi queridas amigas!

O Lucas criou este CACHORRINHO  para que todas as blogueiras inscritas na 
LISTA DE DIVULGAÇÃO "BU&LAD" tenham nosso MASCOTINHO em seus blogs!

O nome de nosso MASCOTE é "LUCKY"


LUCKY - adjetivo
afortunadolucky, fortunate, happy, successful, well-off, well-to-do
sortudolucky
felizhappy, glad, fortunate, lucky, blissful, joyous
propíciopropitious, friendly, auspicious, lucky, prosperous
bem sucedidosuccessful, lucky, triumphant
que dá sortelucky



PARA LEVAR O "LUCKY" PARA SEU BLOG, BASTA ESTAR INSCRITA EM NOSSA LISTA  "BU&LAD" .


Preencha o formulário e participe de nossa lista!
http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/

A lista atual está neste link:
http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/2012/06/lista-de-divulgacao-blogueiras-unidas.html

Aguardamos sua visita!



SÃO JOÃO - MODELITO CAIPIRA

1
PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá, 
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.






Divulgação Dominical de Sorteios - Novo projeto da administração Blogueiras Unidas!

4


Oi queridas AMIGAS BLOGUEIRAS UNIDAS!

Hoje venho pedir desculpas a todas as blogueiras que têm pedido divulgação e 
minha participação em seus sorteios!

Já faz um tempo que decidi não participar de sorteios devido a falta de tempo. 

Nossa parceria, divulgações, atualizações de nossos blogs, tem tomado todo o meu tempo na net. Não posso me deter aos MARAVILHOSOS sorteios proporcionados por muitas blogueiras.

Então hoje decidi estrear  uma postagem especial!

TODOS OS  DOMINGOS FAREI UMA POSTAGEM ESPECIAL DE DIVULGAÇÃO DOS SORTEIOS QUE ESTÃO ROLANDO NOS BLOGS PERTENCENTES A NOSSA PARCERIA!


**REGRA**
PARA PARTICIPAR DESTA DIVULGAÇÃO VOCÊ DEVERÁ  SEGUIR O  BLOG 
"BLOGUEIRAS UNIDAS & LUCAS ARTE DIGITAL" 
E DEIXAR UM COMENTÁRIO - 
NA POSTAGEM:
http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/2012/06/divulgacao-dominical-de-sorteios-novo.html
 - COM O LINK  DE SEU SORTEIO!
Espero que fiquem satisfeitas!

**INAUGURANDO EM 10/06**

CLIQUE NOS LINKS, LEIA AS REGRAS E PARTICIPE!


SORTEIO EM 31/07/2012 - PARTICIPE!



LISTA DE DIVULGAÇÃO - BLOGUEIRAS UNIDAS & LUCAS ARTE DIGITAL - PARTICIPE!

1



Oi queridas amigas!

A PARCERIA BLOGUEIRAS UNIDAS está sempre empenhada em divulgar blogs!



Clique no link, preencha o formulário e faça parte de mais esta 
LISTA DE DIVULGAÇÃO! 

FIQUEM ATENTAS!
 MUITAS PROMOÇÕES ESPERAM POR VOCÊS!


TENHAM TODAS UM LINDO SÁBADO!

AGUARDEM QUE RETORNAREI COM NOVOS TRABALHOS!



Esmalte de unhas para crianças - Vaidade não tem idade!

1


Oi queridas amigas!

Os esmaltes da Turma da Mônica eu já ganhei todos, agora quero os da Impala  Kids e Disney Princesas!

Adorooooooooooo!

Beijocas!

Cistite em Crianças - Dica para crianças: Não segurar a urina por muito tempo.

2


Toda infecção ou inflamação na bexiga é denominada cistite. Mas, na maioria dos casos, a doença é infecciosa e causada por uma bactéria chamada Escherichia coli, que habitualmente vive no intestino e é importante para a digestão dos alimentos. Adultos e crianças estão sujeitos à infecção, porém meninas e mulheres adultas são as mais atingidas. Isso porque nelas a distância entre a uretra e o ânus é muito curta, o que favorece infecção.

Em geral, os sinais mais comuns do problema são: aumento da frequência das micções (como é denominado o ato de urinar), vontade urgente de urinar, dor na bexiga, ardência, dor e dificuldade ao urinar. Podem aparecer também dores lombares e no baixo ventre. O aumento de temperatura por causa da infecção é mais comum em crianças. A urina pode apresentar um odor característico e até mesmo sangue: "Esse sintoma indica uma cistite mais agressiva, ao ponto de irritar bastante a mucosa da bexiga, o que causa o sangramento", informa o urologista.

O histórico do paciente ajuda o médico a descobrir primeiro se é realmente uma cistite e, segundo, onde a infecção se localiza. Depois, o exame tipo I de urina dá uma ideia ao profissional da quantidade de leucócitos (glóbulos brancos), e das hemácias (glóbulos vermelhos) presentes. Entretanto, o exame mais importante é a urocultura com antibiograma, um teste que determina se a cistite é infecciosa ou não. No caso positivo, identifica a bactéria causadora do problema.

Na maioria das vezes, a cistite não é considerada uma doença grave: "Se o número de bactérias presentes for pequeno, o próprio organismo se incumbe do problema", diz Cardoso Pinto. Entretanto, em muitas ocorrências de cistites infecciosas agudas é necessário o uso de antibióticos, que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina. Se o tratamento for seguido à risca, a probabilidade de cura é grande. Por isso, é tão importante tomar os medicamentos receitados pelo médico, respeitando o tempo recomendado por ele mesmo que os sintomas tenham desaparecido logo no início.

Beba bastante água para que o líquido ajude a expelir as bactérias da bexiga; Urine com frequência. É contraindicado reter a urina na bexiga por longos períodos. Urinar depois das relações sexuais também favorece a eliminação das bactérias; 
Cuide bem da sua higiene pessoal. Mantenha limpas as regiões da vagina e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás e, sempre que possível, lave-se com água e sabão; 
evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias; 
Evite o consumo de cigarro, álcool, temperos fortes e cafeína que irritam o trato urinário;
Troque os absorventes higiênicos com frequência para evitar a proliferação de bactérias na região genital.


Cistite em Crianças

A menina tem dificuldade para fazer xixi e sente dores horríveis quando vai ao banheiro. Um exame de urina decta o problema: cistite- inflamação na bexiga que afeta sobretudo garotas com mais de 1 ano. O tratamento recomendado pelos pediatras é, em geral, à base de antibióticos e dura pelo menos uma semana.
Depois, um novo controle da urina precisa ser feita . Na maioria dos casos, o remédio consegue expulsar os germes. Mas se eles insistem em permanecer, pode ser um sinal de que a causa da doença está no banheiro da escola, nem sempre um primor de limpeza. Aconselhadas pelas mães, as meninas evitam se sentar no vaso sanitário, mais sujo do que aqueles de sua casa. Por causa do incômodo, não consegue esvaziar toda e, muitas vezes, também não se enxugam com papel higiênico. Um convite para a infecção se instalar. É possível prevenir o mal, bastam algumas mudanças nos hábitos de sua filha.
Dicas:

  • Ela deve ir ao banheiro logo que acorda e, pelo menos, uma vez durante a manhã. Na hora do almoço, mais uma ida ao toalete. Á tarde, outras duas. E, obiamente, também antes de dormir.
  • É importante que a garota esvazie toda a bexiga, aprendendo a relaxar o esfinter- músculo que, quando contraído impede que o xixi escape. Se esse hábito de não deixar todo o líquido sair durar muito tempo, a criança pode desaprender a urinar.
  • Se sua filha sofre de infecção urinária, avise à direção do colégio, que deve comunicar o fato aos outros pais. Exija banheiros limpos na escola.Por: Patrícia Andrade
  • Fonte: http://www.idealdicas.com/cistite-em-criancas/

  •